O Administrador para o Planeamento Estratégico e Operações Mineiras da ENDIAMA E.P., Laureano Receado Paulo, afirmou hoje 12.12, em Cabinda, que a meta de produção de 13.8 milhões de quilates até 2022 é para ser cumprida.
Segundo o responsável, os níveis de produção para 2019 rondarão os 9.5 milhões de quilates, meta que deverá ser superada em 2020 por força de nomeações de novos gestores para projectos como o Furi, Chimbongo e Cassanguidi, considerados essenciais para alavancar o subsector diamantífero angolano.
Questionado sobre a exploração ilegal de diamantes, Laureano Paulo foi peremptório em afirmar que “ não deve existir espaço para a prática do garimpo no País”, tendo reforçado que a implementação de cooperativas pode ser uma das soluções para esbater a referida actividade.
Relativamente ao Luaxe, o gestor garantiu tratar-se de um projecto-piloto em exploração, que deverá iniciar paulatinamente a recuperação de diamantes em 2020.
Estas declarações foram proferidas durante uma entrevista aos órgãos de comunicação social por ocasião do IV Conselho Consultivo do Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos.
Comentários