Decorre hoje, 26,na vila da Chibia, Província da Huíla, a continuação das festividades e actividades alusivas à semana do mineiro, com a inauguração da Expo-Rochas 2021.
Depois de Luanda, com o encontro das mulheres de Geociências e Geoengenharias, Malanje, onde arrancou a mina de manganês (Kitota), Lunda-Norte e Lunda-Sul, em que foram inauguradas as sedes da ENDIAMA Mining e da Fundação Brilhante, é a Huíla que acolhe a feira de rochas ornamentais.
Integram a comitiva do Ministério dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, os Embaixadores da Alemanha, Espanha e Portugal, acreditados em Angola.
Recorde-se que existe na Huíla o maior projecto de ferro, (Kassinga) o primeiro projecto de ouro em produção (Chipindo), projectos auríferos em pesquisa, e o projecto de prospecção de Nióbio, em Quilengues.
O dia do mineiro angolano celebra-se amanha, 27 de Abril, e o programa para o dia prevê a apresentação de resultados do PLANAGEO (Plano Nacional de Geologia) para a região sul, e as inaugurações do laboratório do IGEO (Instituto Geológico de Angola) e do centro de valorização de rochas ornamentais
Comentários