Arquivo

Diamantes rendem 294,85 milhões de dólares para o país no 3º trimestre de 2019

0

2,94 milhões de quilates é o volume de produção comercializado neste período ao preço de 137 por quilates.

Comparativamente ao penúltimo trimestre do ano passado, o subsector dos Diamantes registou um aumento de mais de 30,7 milhões de dólares assinalando uma cifra de 11,7% nas recitas e mais 46% na produção.

Segundo dados da Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM), apresentados, segunda-feira, 4 Novembro, em Luanda, até ao mês de Setembro Angola já arrecadou mais de 890 milhões de dólares norte-americano.

Cerca de 9 milhões de quilates é a media da produção anual do País, uma cifra que pode se alargada, as autoridades pretendem aumentar a produção anual para 13 milhões, até 2022.

Na ocasião, o secretário de Estado para a Geologia e Minas, sublinhou ter havido um desempenho positivo. Jânio Victor, reconheceu que embora as vendas estejam em alta, muito ainda há por se fazer, tendo em conta o potencial de Angola, no que toca ao referido minério.

“Ainda não é aquilo que nós queríamos que fosse, mas estamos a trabalhar nesse sentido”.

O governante angolano ressaltou que a mina do Luaxe, na província da Lunda Sul, vai entrar em produção em 2020, o que poderá representar um aumento substancial da produção.

“Aumento esse que terá de abrir aquilo que nós prevemos para o PDN (Plano de Desenvolvimento Nacional) 2018-2022, que é de saída de nove milhões e poucos de quilates produzidos anualmente para 13 milhões”, afirmou.

Em 2018 Angola comercializou mais de 8,4 milhões de quilates brutos, tendo arrecadado 1,2 mil milhões de dólares, correspondendo a um preço médio de 145,5 dólares por quilate.

Igreja Católica apela a formação do homem como chave do sucesso

Anterior

Angola na conferência internacional de diamantes

Próximo

You may also like

Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

More in Arquivo