O Presidente da República, João Lourenço, autorizou, por Despacho Presidencial Nº36/19 de 25 de Março, a disponibilização de USD 77 milhões destinados à construção de uma fábrica de lapidação de diamantes e de um polo de atracção de investimentos em Saurimo.
Numa fase inicial, o polo terá uma dimensão de 30 hectares, e contará com uma escola de formação em lapidação, escola de treinamento em exploração de diamantes, e lotes para fábricas diversas.
No mesmo despacho, o Chefe de Estado autoriza a canalização de USD 2,31 milhões do valor global, para os serviços de fiscalização das obras de construção.
Ao PCA da SODIAM E.P, João Lourenço delegou competências para verificar a validade, legalidade e prática na aprovação de peças do procedimento, nomeação da comissão de avaliação, aprovação do relatório final e adjudicação e celebração de contratos.
À SODIAM, caberá também a missão de assegurar os recursos financeiros para a implementação dos referidos contratos.
Importa recordar que o referido despacho, dá corpo a uma estratégia gizada pelo MIREMPET, que prevê a instalação de toda a cadeia de valor da indústria nas principais Províncias diamantíferas do País.
Comentários