O Novo Regulamento técnico de comercialização de diamantes brutos designado Sight, conheceu hoje, 16 de Maio, consensos das empresas diamantíferas participantes ao II seminário sobre venda e compra de diamantes, em Luanda.
Os participantes ao seminário sobre venda e compra de diamantes, apresentaram inquietações relacionadas com a inexistência relativa na fixação de um preço base de venda das pedras preciosas relacionado ao vendedor, o avaliador independente e a Sodiam.
Para o Doutor Álvaro Craveiro, um dos prelectores entende que as inquietações apresentadas pelos participantes é resultante da introdução de uma nova prática diferente a do ano passado, tendo em conta a necessidade dos produtores quererem vender a 100% a sua produção, por outro, há regras especificas e objectivas de interesses dos intervenientes designadamente o estado e o produtor que devem ser salvaguardados.
No entanto o Director da sociedade mineira do Calonda, Cláudio Farias, admitiu que o seminário foi benéfico para todos, porque apartir do apromoramento desse elemento os produtores têm um melhor entendimento na aplicação do novo regulamento técnico e saímos todos a ganhar.
Comentários