Ministro Diamantino Azevedo convidou empresários portugueses a “olhar com atenção às novas oportunidades em Angola”, e avançou ainda a licitação, em breve, de projectos mineiros de ferro, fosfatos e diamantes.
Convidou os empresários a apostarem na exploração de rochas ornamentais e anunciou para Outubro deste ano a realização de uma conferência internacional sobre recursos minerais.
Para Diamantino Azevedo, “accões como essas, podem criar oportunidades para melhorar a relação entre nossos dois países e incrementar a acção empresarial no domínio dos recursos minerais”.
O Ministro Angolano dos Recursos Minerais e Petróleos falou também sobre a restruturação do Sector dos Petróleos, nomeadamente a criação da ANPG e IRDP, liberalização do down stream, estratégia de licitação de blocos petrolíferos, venda de activos não nucleares da Sonangol, estratégia de refinação, aumento da stoclagem em terra, etc.
Pedro Viana, Ministro Adjunto do Primeiro-ministro e da Economia de Portugal, procedeu a abertura do fórum sobre “Oportunidades de Negócios Mineiros em Angola”, nesta terça-feira, 04/07, destacando as “excelentes relações institucionais e económicas entre Angola e Portugal, bem como a crescente melhoria do ambiente de negócios no país africano”.
O Director do Instituto Geológico de Angola, Canga Xiaquivuila, mostrou o mapa geológico e as principais ocorrências mineiras, ao passo que o Director Nacional de Recursos Minerais apresentou aos presentes os requisitos para obtenção de licença mineira. A administradora da Endiama Ana Feijó mostrou os projectos diamantiferos à disposição dos invesridores.
Fonte: Página Oficial de Facebook do MIREMPET
Comentários