A Sociedade Mineira do Cuango, procedeu, a 3 de Abril, à entrega de uma escola primária ao governo provincial da Lunda-Norte, no município de Cuango, que irá beneficiar as comunas de Muamuxico e Candongo.
A escola, que foi inaugurada pelo Governador da Província da Lunda-Norte, Ernesto Muangala, está avaliada em USD 150 mil, e conta com três salas de aula com capacidade para 35 alunos cada uma, duas casas de banho, uma sala para professores, uma sala para a direcção, um gerador de 17 KVA e um tanque de água com capacidade de 5 mil litros.
Segundo Helder Carlos, “A escola foi construída para atender a necessidade das comunidades locais no âmbito da responsabilidade social da SMC.”
A empresa, afirmou, “decidiu prestar o seu contributo para apoiar o sistema de ensino da localidade, sobretudo para evitar que as crianças fiquem sem estudar por falta de o escolas.”
Durante a ocasião, o gestor adiantou também que a SMC continuará a atender as necessidades locais, e tem já em curso um projecto de indústria de eucaliptos, que poderá gerar emprego para os jovens.
Por seu turno, o director municipal da educação no Município do Cuango, Valentim Manuel, aponta o surgimento desta escola como um ganho das comunidades e referiu que numa primeira fase a escola irá funcionar em dois turnos.
O responsável, agradeceu o gesto, uma vez que é o terceira estabelecimento de ensino construído pela Sociedade mineira do Cuango naquele Município.
À inaguração da escola “Brilhantes do Amanhã” fizeram-se presentes o Administrador da ENDIAMA E.P, para a Área de Administração e Finanças, Joaquim Filipe Luís, o PCE da SMC, Hélder Carlos, autoridades tradicionais e membros da sociedade civil.
Comentários