Foi realizado hoje,19 de Setembro, em Luanda, o Seminário Metodológico sobre o Programa de Privatização designado PROPRIV.
Ao evento fizeram-se presentes o Ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, e os Ministros dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo, e da Hotelaria e Turismo, Ângela Bragança.
O “PROPRIV” tem como principais objectivos a promoção da estabilidade macroeconómica, o aumento de produtividade da economia nacional e a distribuição mais equitativa do rendimento nacional.
O seu prazo de execução compreende um período de 4 anos e abrangerá a 195 dos sectores das telecomunicações, fianças, transportes, recursos minerais e hotelaria.
Importa realçar que a maioria das privatizações ocorrerá entre 2019 e 2020, dando prioridade às empresas de referencia nacional, as empresas participadas e activos da Sonangol, unidades industriais da ZEE, e outras empresas e activos do sector têxtil.
O evento teve como Keynote Speaker Imad Fakhoury, do Private Sector Solutions do IFC – Grupo Banco Mundial, que durante a ocasião afirmou que “Nove em cada dez empregos criados, são do sector privado.”
Imad Fakhoury disse ainda que deve haver uma forte liderança e compromisso governamentais ao mais alto nível, pois estes constituem factores determinantes para o sucesso das privatizações.
Comentários