“A aposta da Alemanha é em energias renováveis, porém, nada impede o pais de transmitir conhecimentos e cooperar nos dominios dos Petróleos, recursos minerais sólidos e formação”. As palavras são de Daniel Gunthet, Presidente do Bundesrat (Conselho Federal) e Ministro-Presidente do Estado de Schleswing_Holstein (Alemanha).
Por sua vez, o Ministro Diamantino Azevedo resumiu as reformas em curso nos subsectores dos Petróleos e recursos minerais sólidos, atestando que o fim último “será a dispersão, em bolsa de valores, de parte das acções das empresas estatais Sonangol e Endiama”.
Nos subsector dos Petróleos, produzimos toda a legislação de suporte à reforma e criamos a Agência Nacional de Petróleo e Gás que detém a função concessionária, antes exercida pela Sonangol e esta está também a levar a cabo a sua regeneração.
Aprovamos e estamos a executar a Estratégica de Refinação interna e a Estratégica de Licitação de novos blocos. Na Endiama, empresa estatal que se ocupa de.diamantes, o processo de reestruturação será semelhante.
“Vamos criar uma Agência Nacional de Recursos Minerais, vamos criar uma bolsa de diamantes, vamos extinguir a Ferrangol e vamos igualmente, no fim do processo, fazer com que a empresa diamantifera se capitalise na bolsa de valores, através da dispersão de parte de suas acções”, disse o Ministro dos Recursos Minerais e Petróleos., hoje, sexta-feira, 12 de Julho, quando recebia a delegação alemã, acompanhada por duas deputadas à Assembleia Nacional e pelo embaixador alemão em Angola.
Fonte: Página Oficial de Facebook do MIREMPET
Comentários