Arquivo

Cooperativas Diamantíferas: Invocam por financiamento da Banca direcionado aos produtores artesanais e semi-industriais

0

Representantes de mais de quarenta cooperativas semi-industriais lançam repto ao sector financeiro para a criação de um Banco direcionado ao subsector Diamantífero.

Os operadores desta classe manifestaram esta intenção, nesta segunda-feira, 18 Novembro de 2019, no 1º Encontro sobre actividade semi-industrial de diamantes em Angola que juntou mais de quinhentos participantes, entre representantes das cooperativas e técnicos do subsector Diamantífero.

Em nome das Cooperativas licenciadas para actividade de exploração de Diamantes, o Representante da Província do Uíge que disse ser urgente existir no País uma Instituição Financeira direcionada para o subsector dos Diamantes.

“Estou em parte a falar dos Bancos passivos de financiar está actividade, deixando paulatinamente a atitude de mendigos aos estrangeiros que também recorrem aos Bancos dos seus respectivos Países para financiar este tipo de actividades, tirando daqui fortunas em dinheiro”.

A problemática das infraestruturas, especialmente das vias de acesso a zona de exploração e da mobilidade de maios também ganhou voz por João Sunga Certeza. Segundo o representante, as Cooperativas questionam o atraso da entrega das notas dos títulos e das licenças, facto que ocorreu ainda neste ano.

No momento de perguntas e respostas, a preocupação quanto ao financiamento direcionado ao semi-industrial ganhou um novo interlocutor o Ministro dos Recursos Minerais e Petróleos. Diamantino de Azevedo garantiu as Cooperativas que vai intervir por elas junto à Banca.

Diamantes: Exploradores semi-industrial reunidos em Luanda para avaliar constrangimentos da actividade

Anterior

Ana Feijó, alerta Cooperativas inativas vão perder Licenças

Próximo

You may also like

Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

More in Arquivo