A Fundação Brilhante em parceria com a Sociedade Mineira de Catoca, procedeu hoje, 05 de Outubro, na cidade do Dundo, província da Lunda-Norte, à apresentação oficial dos beneficiários dos programas sociais “Catoca Aluno” e “Catoca Académico”, em cerimónia prestigiada pelo Governador provincial, Ernesto Muangala.
Ao discursar para os presentes, o governador destacou que a riqueza de um país está nos recursos humanos, facto que leva a Província a apostar cada vez mais na formação do homem.
Ernesto Muangala enalteceu o contributo da ENDIAMA e seus parceiros na realização de acções sociais, e considerou-os como verdadeiros parceiros do executivo na eliminação das assimetrias.
O governante instou os beneficiários a fazerem melhor proveito académico das ajudas que passaram a receber, para que no fim da formação possam contribuir com o seu saber no desenvolvimento da província, e do País em geral. (ouvir registo digital abaixo)
Por seu turno, os beneficiários do “Catoca Aluno” e “Catoca Académico”, para além de agradecer o gesto da Fundação Brilhante e da SM Catoca, manifestaram o compromisso de se aplicar nos estudos, e de quando concluídos, servirem a Província e Angola. (ouvir registo digital abaixo)
Já o Director-geral da Fundação Brilhante, Bruno dos Santos Agostinho, disse na ocasião, que o gesto é apenas um de muitos de responsabilidade social que a ENDIAMA e empresas parceiras têm em carteira para o desenvolvimento da região. (ouvir registo digital abaixo)
Para os vários programas, onde se incluem o “Catoca Aluno” e “Catoca Académico”, englobando também o crédito à mulher rural e ao jovem empreendedor, encontra-se disponível um orçamento anual de 535 milhões de kwanzas, dos quais 180 milhões para o pacote “Catoca Aluno”, e 64 milhões e 800 mil para o pacote “Catoca Académico”, para a graduação, pós-graduação e doutoramento dentro e fora do País.
O “Catoca Aluno” e “Catoca Académico” têm como objectivo apoiar jovens estudantes naturais do Leste nos seus estudos, e foram desenvolvidos no quadro da responsabilidade social da Sociedade Mineira de Catoca, em parceria com a Fundação Brilhante, contando com o apoio institucional dos Governos Provinciais da Lunda-Sul, Lunda-Norte e Moxico.
Participaram do acto de apresentação dos beneficiários, a Vice-Governadora, Deolinda Ódia Satula Vilarinho, Delegados da ENDIAMA no Dundo, Nzaji e Lucapa, membros do governo, da Universidade Luegi Ankond, estudantes, pais e encarregados de educação.
Comentários