O Presidente da República, João Lourenço, nomeou a 27/8, Diamantino Azevedo, para desempenhar as funções de Presidente do Comité Nacional de Coordenação da Iniciativa da Transparência para as Indústrias Extractivas (ITIE).
Com esta indicação, o também Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, terá sob sua alçada uma plataforma voluntária de promoção da transparência e gestão responsável das receitas provenientes da indústria extractiva, que é comumente implantada por países interessados e por empresas que operam neste ramo.
Dentre as atribuições do nomeado, destacam-se: orientar a institucionalização do Comité Nacional de Coordenação da ITE, nomear os membros que o integrarão, ser o interlocutor na interacção com os parceiros nacionais envolvidos na plataforma.
A criação do comité, que contará com quadros do MIREMPET, dos ministérios das Relações Exteriores, Finanças, Cultura, Turismo e Ambiente, representantes de empresas ou outras organizações do sector mineiro e organizações da Sociedade Civil, facilitará o acesso à informação sobre as receitas que provêm da indústria extractiva, reforçando assim os instrumentos nacionais de boa governação.
Comentários