Responsáveis da UFOLO (Centro de Estudos para a Boa Governação), MOSAIKO, e Juventude Ecológica de Angola, reuniram-se a 09/8 com o Presidente do Comité Nacional para a Iniciativa para a Transparência da Indústria Extractiva, Diamantino Azevedo, para receberem informações sobre a adesão de Angola à organização.
Durante o encontro, abordou-se também a implementação dos novos modelos de governação dos sectores mineiro e petrolífero, a criação do polo de lapidação de diamantes em Saurimo, os projectos de construção das refinarias de Cabinda, Soyo, Lobito, bem como a ampliação da refinaria de Luanda e o regime jurídico do conteúdo local do sector petrolífero.
As três organizações representam a sociedade civil, que integrará a ITIE, juntamente com quadros do MIREMPET, dos Ministérios das Relações Exteriores, Finanças, Cultura, Turismo e Ambiente, representantes de empresas e outras organizações do sector mineiro.
Rafael Marques, Júlio Candeeiro e António Manuel, representantes da UFOLO, MOSAIKO e JEA, respectivamente, manifestaram-se regozijados com a possível inclusão das referidas organizações no Comité Nacional da ITIE.
O ITIE é uma plataforma voluntária de promoção da transparência e gestão responsável das receitas provenientes da indústria extractiva, que é comumente implantada por países interessados e por empresas que operam neste ramo.
Comentários