A informação foi avançada hoje (15/10) em Luanda, pelo Presidente da República, João Lourenço, durante o discurso sobre o estado da nação.
O pólo de desenvolvimento diamantífero, que está em construção, contará com fábricas de lapidação, dois centros de formação especializados em mineração, avaliação e lapidação de diamantes, “propiciando a industrialização da região e gerando oportunidades de emprego para os jovens”, afirmou.
João Lourenço fez saber que visando um ambiente regulatório robusto e estável, foi aprovado o novo modelo de governação mineira e criada a Agência Nacional de Recursos Minerais, que estará encarregue de fiscalizar e promover o sector.
O Estadista, que garantiu que o governo tem prestado uma atenção especial ao sector mineiro, disse ainda que o novo laboratório central do Instituto Geológico de Angola, apetrechado com novos equipamentos e projectado para dar tratamento a amostras de recursos minerais e petrolíferos, irá produzir informação geológica credível.
Assinaturas de acordos com empresas como a Anglo American e Tosyali para investimentos em vários segmentos do ramo mineiro, foram também destacadas num discurso em que se fez menção ao processo de adesão de Angola à Iniciativa da Transparência para as Indústrias Extractivas (ITIE).
Comentários