A comissão de gestão do Projecto Camutué informou hoje, 2 de Abril, que seis dos seus funcionários sul africanos permanecem em isolamento num acampamento dentro da mina, mas sem quaisquer sintomas de COVID-19.
Regressados a Angola provenientes da África do Sul, os técnicos foram submetidos a testes ainda no aeroporto do Kamakenzo, na Província da Lunda-Norte.
De acordo com os responsáveis do projecto, os referidos profissionais estão repartidos em dois grupos de três (em função dos dias de chegada), sendo que o primeiro deu entrada no dia 20 de Março e o segundo no dia 22 do mesmo mês.
Com alta prevista para os dias 4 e 7 de Abril, estes trabalhadores sul africanos têm recebido visitas de controle de membros da administração local e de entidades sanitárias.
Relativamente às medidas de prevenção adoptadas, foi-nos assegurado que o projecto distribuiu material de protecção a todos os funcionários, e operou alterações ao regime laboral.
Doravante, toda a força de trabalho local cumprirá a quarentena domiciliar no município de Lucapa, e somente as actividades mineiras essenciais, sob alçada dos técnicos residentes no acampamento, incluindo as empresas prestadoras de serviços, deverão continuar.
Está também suspenso o terceiro turno das 22 horas e expressamente proibida a entrada de pessoas estranhas a recintos restritos do projecto.
Comentários