O Presidente do Conselho de Administração da ENDIAMA E.P, José Manuel Ganga Júnior, exortou hoje, em Luanda, os investidores israelitas a expandirem os seus interesses para além do segmento da comercialização de diamantes e a apostarem mais no campo da produção.
Durante a audiência que concedeu a uma delegação liderada pelo Secretário de Estado Israelita da Economia e Indústria, Shay Rinksy, Ganga Júnior, fez saber que uma eventual cooperação entre os dois países seria positiva, uma vez que Israel tem muito para oferecer em toda a cadeia de valor da indústria diamantífera e em muitas outras áreas.
A título de exemplo, o PCA destacou a experiência que Israel possui no ramo da agricultura, actividade de elevada importância para a diversificação económica e social das zonas de exploração de diamantes.
Para este encontro, a ENDIAMA reservou uma apresentação geral da empresa, que englobou o potencial diamantífero do país, as oportunidades de negócio, bem como os incentivos fiscais aprovados pelo Governo de Angola.
Por seu turno, a delegação Israelita apresentou um catálogo de novas tecnologias e de técnicas de utilização da água para maior rentabilização da actividade mineira.
O Embaixador de Israel acreditado em Angola, Oren Rozenblat, considerou natural cooperação entre os dois países, a julgar pelo papel que ambos desempenham na arena internacional dos diamantes.
A reunião, contou com as presença de membros do Conselho de Administração da ENDIAMA E.P, e dos Presidentes da Bolsa de diamantes de Israel, Yoram Dvash, e do Instituto Israelita de diamantes, Boaz Moldawsy, respectivamente, que mantiveram, um dia antes, um encontro com o Ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo.
Comentários