´
O Ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo, inaugurou hoje, em Luanda, a fábrica de lapidação de diamantes, Stone Polished Diamond (SPD).
Orçada em mais de USD 5 milhões e fruto de uma parceria entre investidores privados sul-africanos e a SODIAM, que detém 10% do capital social, a fábrica está apetrechada com equipamento de tecnologia de ponta, que poderá elevar Angola ao patamar dos grandes nomes da lapidação mundial.
Para tal, a organização propõe-se lapidar 2000 quilates/mês durante o primeiro ano, entre diamantes brutos de 3 a 10 quilates, bem como pedras especiais com peso igual ou superior a 10.8 quilates.
Projectada para priorizar a mão de obra angolana, a SPD gerou 70 postos de trabalho directos, sendo que 6 meses após o início das operações poderá empregar mais 30 funcionários.
À inauguração deste empreendimento, fizeram-se presentes o Secretário de Estado dos Petróleos, Paulino Jerónimo, os PCA’s da SODIAM, Eugénio Bravo da Rosa, da ENDIAMA , José Manuel Ganga Júnior, e administradores das referidas empresas.
Comentários