Cerca de 30 membros do Comité Nacional de Coordenação da Iniciativa de Transparência das Indústrias Extractivas tomaram posse hoje, 09, em Luanda.
Naquela que foi a primeira Reunião Ordinária do comité, foi também eleito pelos empossados como Director Executivo José Malanga, quadro do MIREMPET, com 26 votos a favor, zero contra e três abstenções.
O acto de abertura contou com a presença do Ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, que esteve em representação do Presidente da República, João Lourenço.
A posse foi conferida pelo Ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, que é também o Presidente da Comissão Nacional de Coordenação da ITIE.
Diamantino Azevedo, assegurou que a decisão de adesão do País à ITIE foi tomada pelo Chefe de Estado angolano, no início do presente mandato governamental.
De acordo com o governante, a determinação de implementação da iniciativa só foi oficializada publicamente em Setembro de 2020, dada a necessidade de se proceder, primeiro, a reformas nos sectores de petróleos e minas.
Já Manuel Nunes Júnior, Ministro de Estado para a Coordenação Económica, disse que a adesão à ITIE contribui para a melhoria do ambiente de negócios, e poderá ajudar a atrair investimentos.
“A transparência está muito ligada à confiança”, atirou Nunes Júnior, em entrevista concedida aos órgãos de comunicação social à margem da actividade.
Ao evento marcaram presença chefes de representações diplomáticas acreditadas em Angola.
Abaixo, os registos do discurso e da entrevista.
Comentários