O Governo Angolano formalizou recentemente a intenção de se juntar aos 54 países que já implementam o padrão da Iniciativa da Transparência para as Indústrias Extractivas (ITIE).
A informação avançada pelo site da instituição, dá conta de uma missiva do Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, endereçada à Presidente do Conselho de ITIE, Helen Clark, informando sobre os passos dados para pôr em marcha a iniciativa em Angola.
Na carta datada de 14 de Setembro, Diamantino Azevedo destaca a assinatura da Ordem Presidencial 117/20, nomeando o Ministro para a função de Presidente do Comité de Coordenação Nacional da ITIE, e uma declaração pública anunciando o compromisso do Governo em aderir ao órgão.
Mark Robinson, Director Executivo do Secretariado Internacional da instituição, aplaude o anúncio da intenção manifestada por Angola, e congratula-se com o apoio prestado pelas autoridades angolanas e norueguesas ao longo do processo.
Para Robinson, com a implementação da ITIE, o País poderá melhorar as abordagens sobre os desafios de governança da sua indústria extractiva, gerando assim benefícios a favor dos seus cidadãos.
Comentários