Arquivo

Empresas mineiras assinam protocolo de parceria financeira com o Banco Sol

0

As empresas públicas ENDIAMA E.P, SODIAM  e as Sociedades Mineiras de Catoca, Cuango e Chitotolo, assinaram com o Banco Sol, hoje, 30 de Janeiro, no Luena, um protocolo de concessão de microcrédito de investimento e fomento para o desenvolvimento pessoal e promoção da inclusão social, que visa o empoderamento económico das famílias rurais e periurbanas das províncias da Lunda Norte,Lunda Sul e Moxico.

O programa, que tem  duração de 36 meses renováveis para o reembolso do capital aplicado, visa alavancar iniciativas empreendedoras na comunidade e que vai conceder numa primeira fase de mil a vinte mil, dólares o mínimo correspondente ao câmbio de 350 kuanzas do Banco Nacional de Angola para aqueles que já possuem projectos credíveis.

O PCA do Banco Sol, Coutinho Nobre, explicou que a sua organização existe há 17 anos no mercado financeiro bancário angolano e gizou um eixo estratégico no mercado, para a redução significativa da pobreza e do desemprego , que considera crucial  para o crescimento e desenvolvimento sustentável do país.

Por seu turno, o PCA da ENDIAMA E.P, José Manuel Ganga Júnior, fez saber que  a assinatura deste protocolo entre as partes, é apenas uma de muitas iniciativas que estão em carteira, tendo em vista  o aumento da empregabilidade na região leste.

O responsável,  referiu ainda a possibilidade de parte das receitas provenientes das sociedades de diamantíferas virem a ser a serem  depositados  no banco sol para render juros, e em paralelo conceder empréstimos para que haja actividade de maior nível de desenvolvimento económico e social.

O rei Mue  Mbandu III presente no local, manifestou o seu regozijo pela iniciativa da ENDIAMA e do sector em geral que vem acudir a condição económica e social da população daquelas províncias, e apelou aos beneficiários a terem uma melhor educação financeira e observarem a cultura de empreendedorismo.

Os Governadores do Moxico, Gonçalves Muandumba , da Lunda Norte,Ernesto Muangala da  e Manuel Felix da Lunda Sul, agradeceram o contributo das empresas mineiras e do Banco Sol pela iniciativa, esperando que o projecto traga o desenvolvimento  para a região leste do nosso País.

Sodiam arrecada USD 16,7 milhões com 1º leilão de diamantes

Anterior

Mining Indaba abre portas

Próximo

You may also like

Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

More in Arquivo