A SODIAM informou hoje (14/02), em Luanda, que a receita da comercialização de diamantes durante o quarto trimestre de 2019 rendeu USD 409.777. 359.
A informação foi avançada pelo chefe do departamento de planeamento da empresa, Sendji Vieira Dias, durante o Outlook diamante, exercício criado para a apresentar as realizações do mercado diamantífero.
Durante a apresentação, Vieira Dias referiu que o valor verificado deveu-se à comercialização de mais 3 milhões de quilates ao preço médio de USD 136, e à venda de dois ciclos de produção provenientes da Sociedade Mineira de Catoca, em Dezembro.
Com este resultado, registou-se um incremento de mais de USD 28 milhões face ao período homólogo de 2018, e uma redução do preço médio na ordem dos 10% comparativamente ao mesmo período.
De acordo com os dados disponibilizados, 89% dos diamantes comercializados são provenientes Lunda-Sul, e os restantes das Províncias da Lunda-Norte e do Bié.
À margem da actividade, o Secretário de Estado da Geologia e Minas, Jânio Corrêa Victor, destacou o desempenho da mina de Catoca e elogiou o trabalho desenvolvido pela ENDIAMA.
“A ENDIAMA está a fazer um grande trabalho nas empresas mineiras. No Lunhinga, tem estado a optimizar todo o processo mineiro para que a produção aumente”, afirmou.
Comentários