Arquivo

CSE celebra hoje o seu 29º aniversário

0
A clínica Sagrada Esperança celebra hoje mais um aniversário.
Neste dia tão especial para todo o Grupo ENDIAMA, usamos este espaço para apresentar um breve historial da nossa unidade de saúde.
A Clínica Sagrada Esperança tem na sua génese um dos princípios-base da grande e poderosa Diamang: os trabalhadores são o mais importante capital de uma empresa!
Assim sendo, desde sempre oferecera a todo o seu pessoal uma vasta rede sanitária, que geria de forma autónoma, e que cobria praticamente toda a província da Lunda, onde, naturalmente, se fixava a maior parte do seu pessoal, visto ser aí também a sua principal rede de intervenção.
Esta rede sanitária que a Diamang disponibilizava para os seus trabalhadores, da cúpula à base, fornecia toda a assistência médico-medicamentosa totalmente gratuita. Com um Centro de Saúde com mais de 200 camas, era a segunda maior instituição de Saúde de Angola, sendo a primeira do sector privado.
Em 1990, o Engenheiro Noé Baltazar, então Presidente da Endiama, propôs a criação de uma clínica em Luanda, com uma dupla função: tratar os doentes e cuidar dos filhos dos funcionários numa creche Jardim-escola. O que se pretendia, desde logo, era participar ativamente na humanização social que então já se tornava crucial.
Não foi, então, uma decisão pacífica, mas o Engenheiro Noé Baltazar tinha a seu lado o Médico Dr. Macmahon, seu assistente. Ambos com uma visão humanizada da sociedade, sentem a importância do investimento no sector e discutem longamente o assunto nas suas reuniões das quintas-feiras.
Assim surgiu a ideia de criar uma retaguarda em Luanda, uma acolhedora casa de trânsito destinada até então aos Quadros que se deslocavam a Luanda e que, no momento, estava a ser reorganizada.
Esta deslocalização, permitiria, além do mais, alargar e melhorar a assistência médica e os restantes recursos. Foi assim que nasceu a Clínica Sagrada Esperança, ela própria uma resposta concreta a um apreço particular pela Medicina.
Imprensa Endiama

Foto: Reportagem em caxinacagi

Anterior

Dia de celebração na Clínica Sagrada Esperança

Próximo

You may also like

Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

More in Arquivo