Arquivo

Angola: Sector mineiro apresentado no Indaba

0

A delegação angolana presente na conferência Mining Indaba, teve hoje o dia reservado para apresentar o sector mineiro nacional a potenciais investidores, no painel sobre o estudo de caso de Angola “Mineração e Oportunidades de Negócio”.

A liderar o painel, esteve o Ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo, que discorreu sobre o novo ambiente de negócios que se verifica no país, tendo convidado todos os interessados que estiverem capacitados técnica e financeiramente, a investir em Angola.

Pela ENDIAMA, falou o Director de Geologia da empresa, Kapingana Mandavela, que anunciou a pretensão de se chegar à produção de 13.5 milhões de quilates até 2022, bem como os procedimentos para se investir no subsector, e os incentivos legais e fiscais recentemente aprovados pelo Governo.

Já o Director Geral do Instituto Geológico de Angola, Canga Xiaquivuila, apresentou mapas de informação geográfica e geológica, que precisam a localização de recursos minerais um pouco por todo o país.

Por seu turno, o Administrador da Ferrangol, Kiaku Simão, revelou a existência de projectos de ferro e de ouro abertos a investimento, bem como oportunidades de negócio em projectos de cobre e manganês.

Por último, Stephen Wetherall, CEO da Lucapa Diamond, destacou o potencial diamantífero angolano, dando como exemplo a sua experiência no Projecto Lulo.

O CEO, asseverou que o projecto tem sido rentável, tendo atingido até ao momento, a cifra de USD 141 milhões, com todos os sócios a colherem dividendos anuais.

Em jeito de conclusão, Wetherall apontou o recente leilão de diamantes que teve lugar em Luanda, com um sinal da nova dinâmica do subsector diamantífero angolano.

De recordar que no referido leilão, foram vendidas 7 pedras de qualidade excepcional, ao preço médio de 33,530 por quilate, perfazendo um total de USD 16.7 milhões.

Catoca promove fórum

Anterior

Ministro visita Stand de Angola no Indaba

Próximo

You may also like

Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

More in Arquivo