O Presidente angolano, João Lourenço, e o seu homólogo, russo, Vladimir Putin, discutem nesta quinta-feira, em Sochi, o aprofundamento da “cooperação económica” entre os dois países.
Segundo a agência de notícias russa TASS, um dos principais temas das discussões entre os dois chefes de Estado, prende-se com a cooperação comercial e económica da Rússia e Angola, com maior realce a extração de diamantes.
O porta voz do Klemlin, Yuri Ushakov, afirmou que o volume de negócios entre a Rússia e Angola, aumentou 42% nos últimos sete meses, atingindo 34,8 milhões de dólares.
Entretanto, Ushakov, recordou que a empresa russa, Alrosa é cofundadora da principal empresa angolana de exploração de diamantes “Catoca” – e revelou que os dois países estão a desenvolver um “programa de cooperação no domínio da geologia e mineração até 2025”.
No âmbito da cimeira Rússia-África, segundo uma nota da Casa Civil do Presidente angolano, “constam da missão presidencial na Rússia a assinatura de protocolos em diversos domínios, da formação de quadros e a implementação de uma indústria de fertilizantes em Angola”.
Comentários