Foi hoje (1) apresentado, na sede da Empresa Nacional de Diamantes de Angola, o projecto de desenvolvimento agroindustrial integrado para as províncias da Lunda-Norte, Lunda-Sul e Moxico.
Resultante duma parceria entre a ENDIAMA E.P.(por via da Fundação Brilhante) e a empresa RGS holding, estima-se que venha a criar um total de 260 mil postos de emprego em actividades como plantação e processamento de palma, fruteiras e árvores florestais, e outros serviços adicionais.
Estão também projectadas construções de unidades de produção de energia eléctrica, 25 escolas dos ensinos primário e secundário, 3 institutos técnicos, 3 hospitais, 19 centros de saúde e de 4252 quilómetros de estradas.
Para implementar o projecto será necessário um investimento de mais de USD 4 mil milhões, a ser garantido pela RGS Group Holding, com o suporte de outras fontes de financiamento a identificar.
De acordo com o PCA da ENDIAMA E.P., Ganga Júnior, o projecto , a ser implementado, poderá contribuir para inverter favoravelmente a situação socioeconómica da região leste de Angola.
Participaram do encontro o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, os Governadores das Províncias da Lunda-Norte e Lunda Sul, Ernesto Muangala e Daniel Félix Neto, respectivamente, e o Vice-governador do Moxico para a área política social e económica, Victor Silva.
Comentários